Pular para o conteúdo principal

CONTOS ExÓTICOS: Minha experiência em Shirakawago

Minha estadia em Shirakawago já seria excelente, pois a cidade é incrível e tal, porém acabou sendo muito mais... foi uma experiencia incrivelmente especial, e eu conto o porquê.

Preciso dar o contexto antes: Shirakawago é uma cidadezinha no meio do Japão, patrimônio histórico da humanidade por preservar a natureza, cultura e arquitetura tradicional (falei sobre a parte turística em outro post), e sendo assim quase não tem albergues/hotéis lá.
Consegui reservar um albergue que fica 20 min a pé da estação de ônibus, que era o mais ‘barato’: 3800 yenes a diária, R$115 num albergue! (a média de albergues em cidades maiores é de aprox. 2000 yenes)
Após errar o lugar e entrar numa casa de uma senhorinha sem querer (quase matando a coitada de susto, e também quase morrendo de susto porque ela tinha um urso empalado no meio da sala), cheguei no albergue após a caminhada com minha mala gigante na garoa.
Conheci então a dona do lugar e seu marido: que divertidos e gentis!! O povo japonês é especial... não tem explicação. Quando fui comprar almoço e a chuva apertou, estava eu lá parado esperando a chuva e o senhorzinho (otôsan) foi me salvar de carro!
Foto do otôsan vendo novela japonesa kkkk

O único ponto é que de 0 a 100%, eu falo 10% japonês e eles falavam 2% inglês. Já estava percebendo que a experiência seria bem imersiva dessa vez (risos).
Claro que isso não nos impediu de nos comunicar: quando as partes estão dispostas tudo é possível. Então aos trancos e barrancos consegui conversar com os donos sobre viagens e algumas experiências.
O video abaixo mostra um desses momentos que tivemos (a irmã do otôsan estava lá, e o carteiro chegou tb rs):

No primeiro dia então me juntei a uns italianos e chineses jovens que chegaram no albergue também e fomos andar pela cidade.
Quando voltamos ao albergue de noite, o otôsan estava nos aguardando com Doburoku, um tipo de sake mega estranho rs, e snacks: foi um momento divertido (KANPAI é ‘saúde’ em japonês aliás) e dá-lhe o senhorzinho entornando sake na gente kkk foi surra de sake rs
Doburoku:

Assistimos um filme e fomos dormir.
Dia seguinte, todos os hóspedes foram embora e fiquei sozinho no albergue novamente rs Depois, a tarde, mais andança: e tome paisagens e histórias culturais incríveis.
Mais pro fim da tarde retornei ao albergue para descansar e preparar tudo para ir para Odawara/Hakone no dia seguinte de manhã. Então estava eu relaxando no hostel, comendo um Pringles de Wasabi (risos) com a dona do hostel, e percebo que um outro casal de senhorinhos estáva hospedado lá: sra. Mieko e sr. Hirano Naofumi.
Se a dona falava 2% inglês, a Mieko falava 1% inglês e o Hirano falava 0,1% inglês kkk
Enfim, ofereci meu Pringles e só fiquei observando eles conversarem, entendendo uma ou outra coisa falada.
Então me perguntaram se eu já tinha jantado: eu com muito esforço consegui responder tudo em japonês que tinha comprado um Ramen na loja de conveniência, e ia ficar por lá para economizar um pouco.
A dona me explicou que o casal queria me dar de presente um jantar!! DO NADA!
Eu tentei recusar sem sucesso pois insistiram bastante rs

Então fomos a um restaurante bem legal por lá! Comemos carne que nós mesmos grelhamos na mesa, bebemos cerveja, conversamos via Google Tradutor (kkk), etc e foi muito legal!
Hirano me deu o cartão dele, dizendo que se eu precisasse de ajuda ou de dinheiro era só eu ligar pra ele que eles ajudariam!!

Nesse ponto eu já estava achando que eles eram ricos... mas o Hirano é um senhor pintor de casas e não tem vários dentes na parte de baixo da boca: não acho que era o caso... Sua esposa Mieko não trabalhava ainda por cima...
Voltamos para o albergue, e o senhor ainda foi na loja de conveniências comprar 4 barras de chocolate diferentes para mim e bebidas. E mais 5000 yenes para o almoço no dia seguinte!!!!! Não conseguia recusar rs eles insistem bastante em realizar essas gentilezas.
Me senti tão humilde e grato por pessoas tão doadoras e gentis existirem na terra... fizeram meu dia muito especial.

Eu então senti também de dar um presente a eles, e dei uma camisa de time de futebol que tinha comigo (que era bem especial pra mim por alguns motivos aliás). Eles ficaram muito lisonjeados com o presente... foi um momento muito emocionante para mim, e traz um balde de ciscos nos meus olhos só de lembrar.
Como se não bastasse tudo isso, no dia seguinte estava chovendo muito e iriamos nos ensopar para ir até a rodoviária: sr. Hirano apareceu para salvar o dia em seu carro bem a tempo.
Não tenho como colocar em palavras como toda essa experiencia foi marcante e especial para mim. Tenho só a agradecer à essas pessoas, assim como tenho agora a obrigação de passar essa gentileza toda a diante.

Dômo arigatou gozaimashita (muito obrigado) Shirakawago, sra. Mieko e sr. Hirano!!
(a foto está péssima/horrível, mas aí estão eles)

Instagram: @gavosantos
Email: gavosantos@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO TURÍSTICO: Jiufen e suas minas de ouro

Após toda aquela beleza de Hualien era hora dos momentos finais da minha experiência em Taiwan: A grande Taipei e a Cultural Jiufen. Começo por Jiufen: instalado em Taipei fiz uma day-trip para Jiuhen, que é uma cidade que se desenvolveu em volta às minas de ouro no meio da montanha. Teve grande desenvolvimento na época da colonização japonesa e até hoje é um importante ponto turístico de Taiwan. A cidade é linda de dia e de noite, com minas de ouro desabilitadas, tuneis, templos incríveis e etc. Deixo vocês com as fotos: Foi o local que inspirou a história de A Viagem de Chihiro, e é bacana ver a cidade se iluminando quando vai chegando a noite. Veja duas cenas do filme e imagens de Jiufen: Esse túnel fica no meio da cidade e é mega estreito, dando para o meio do nada do outro lado da cidade!! Foi aqui onde comprei minha Ocarina 'of time'! rs (nerd time) Vale muito a visita!! Email: gavosantos@gmail.com Instagram:

PONTO TURISTICO: Aquário de Nagoya

Um passeio não muito tradicional japonês apenas (possível encontrar aquários desses em vários lugares do mundo, mas o jeito como o japonês trata os animais e o respeito pelos ambientes é bastante especial. Show com os golfinhos: Show com as belugas: Aquários c/ peixes, pinguins, tartarugas e outras criaturas aquáticas: Até achei o Nemo durante a viagem!! Rs Valeu a pena o passeio! 😊 Instagram: @gavosantos Email: gavosantos@gmail.com

PONTO TURÍSTICO: Escalada no Monte Fuji

Escalar até o topo do Monte Fuji foi a coisa mais desafiadora que fiz no Japão (a segunda foi usar a privada de chão risos) . Após chegar em Odawara (vejam o outro post sobre Odawara) e me instalar no hostel, procurei por mais informações sobre o Fuji-san (como é conhecido carinhosamente pelos japoneses). Em resumo, o Fuji-san é a maior montanha, mais precisamente um vulcão semi-adormecido, do Japão com 3776 metros de altitude, e a temporada 'segura/turística' de escalada ocorre no verão, pois a maior parte descongelou até perto do topo. Para escalar é necessário um tênis apropriado, roupas de frio, corta vento, lanterna, etc. Os guias que você encontra também dão dicas do que fazer se o vulcão começar a entrar em erupção... o que te deixa bem tranquilo rs Na montanha existem algumas cabanas, onde é possível passar a noite caso não queira fazer todo o trajeto de uma só vez. Também, é possível ir de ônibus até parte do caminho: tudo isso transforma a escalada possí