Pular para o conteúdo principal

FALANDO SÉRIO: Taiwan, uma história resumida

Após me despedir do Japão, e poucas horas depois (tão perto!), cheguei em Taipei, que é a capital de Taiwan.
Logo no primeiro minuto já pude sentir a diferença entre minha imagem de Taiwan e a realidade... assim como a diferença do povo taiwanês com os japoneses.

Em primeiro lugar, Taipei é uma cidade extremamente desenvolvida e tecnológica: não fica atrás das mais desenvolvidas cidades do Japão... a rigidez quanto as regras impostas pelo governo são vigiadas e cuidadas por guardas espalhados por vários lugares.
O povo taiwanês é muito gentil também como os japoneses, apesar de terem ainda suas raízes provenientes da China continental (“Mainland China”, como eles chamam).

Voltando ao itinerário, nesse dia de chegada em Taiwan, passeei com alguns amigos de Taiwan que conheci em Kyoto, provei o estranho Bubble Tea em um mercadinho de rua, assim como comi os famosos ‘dumplings’ ou Xiaolongbao com trufa (!), no renomado restaurante Din Tai Fung no Taipei 101 (maior prédio de Taiwan) e etc.


Ao início da noite peguei o Trem-bala (isso mesmo, o mesmo Shinkansen do Japão, para entenderem como Taiwan também é evoluído) para Tainan, a anterior e histórica capital de Taiwan.

Vou contar minha experiência em Tainan em próximos posts, assim como falarei de Hualien (MUITO BOM), Jiufen e mais sobre Taipei (onde finalizei a viagem em Taiwan), porém vou aproveitar esse post para compartilhar um pouco da história de Taiwan, quem foi Chiang Kai-shek e porquê é um personagem tão importante nessa história.

Vamos lá, resumão:
Até final do séc. 16 Taiwan era ocupada por aborígenes (vindos das Filipinas, Malásia e Indonésia tempos bem antigos), quando foi invadida por holandeses e espanhóis (os portugueses passaram por lá antes só para dar o nome a ilha de Ilha Formosa e vazaram rs).
Os holandeses expulsaram os espanhóis e comandaram Taiwan por alguns anos, se enriquecendo com os cultivos da terra e mineração, utilizando mão-de-obra chinesa (já era comum desde o séc. 16/17 isso...).
Durante a Dinastia Ming (1368-1644) na China, o Imperador enviou o general Koxinga para expulsar os holandeses da ilha: missão essa realizada com sucesso.
Lá pelo final do séc.19 (1895) o Japão imperialista ganhando a guerra sino-japonesa, forçou a China a assinar um tratado entregando a ilha ao domínio japonês.
Esse domínio japonês durou 50 anos, tendo fim 1945 quando o Japão perdeu a segunda guerra mundial, entregando a ilha de volta à China. Esse período colonial japonês da ilha também trouxe avanço tecnológico e evolução na cultura de higiene dos moradores da ilha.
Antes da segunda-guerra mundial, a China estava em guerra civil entre comunistas e nacionalista, e assim que a guerra mundial terminou a civil voltou com tudo: vitória dos comunistas sob comando de Mao Tse-tung, que forçaram os nacionalistas (sob comando de Chiang Kai-shek) a se exilarem em Taiwan.
Desde então, apesar de Taiwan ser parte da China oficialmente, eles têm seu próprio regime e controle: o problema é que eles não podem se declarar independentes senão a China comunista entra em guerra novamente... pois não vai largar mão dessa linda ilha com tantos recursos minerais a serem explorados (um dos maiores volumes de mármore no mundo.)

E chegamos aos tempos atuais! Nem doeu ler e aprender isso né rs
Chiang Kai-shek tem uns monumentos colossais na praça principal... povo megalomaníaco esse asiático risos

Email: gavosantos@gmail.com
Instagram: @gavosantos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO TURÍSTICO: Jiufen e suas minas de ouro

Após toda aquela beleza de Hualien era hora dos momentos finais da minha experiência em Taiwan: A grande Taipei e a Cultural Jiufen. Começo por Jiufen: instalado em Taipei fiz uma day-trip para Jiuhen, que é uma cidade que se desenvolveu em volta às minas de ouro no meio da montanha. Teve grande desenvolvimento na época da colonização japonesa e até hoje é um importante ponto turístico de Taiwan. A cidade é linda de dia e de noite, com minas de ouro desabilitadas, tuneis, templos incríveis e etc. Deixo vocês com as fotos: Foi o local que inspirou a história de A Viagem de Chihiro, e é bacana ver a cidade se iluminando quando vai chegando a noite. Veja duas cenas do filme e imagens de Jiufen: Esse túnel fica no meio da cidade e é mega estreito, dando para o meio do nada do outro lado da cidade!! Foi aqui onde comprei minha Ocarina 'of time'! rs (nerd time) Vale muito a visita!! Email: gavosantos@gmail.com Instagram:

PONTO TURISTICO: Aquário de Nagoya

Um passeio não muito tradicional japonês apenas (possível encontrar aquários desses em vários lugares do mundo, mas o jeito como o japonês trata os animais e o respeito pelos ambientes é bastante especial. Show com os golfinhos: Show com as belugas: Aquários c/ peixes, pinguins, tartarugas e outras criaturas aquáticas: Até achei o Nemo durante a viagem!! Rs Valeu a pena o passeio! 😊 Instagram: @gavosantos Email: gavosantos@gmail.com

PONTO TURÍSTICO: Escalada no Monte Fuji

Escalar até o topo do Monte Fuji foi a coisa mais desafiadora que fiz no Japão (a segunda foi usar a privada de chão risos) . Após chegar em Odawara (vejam o outro post sobre Odawara) e me instalar no hostel, procurei por mais informações sobre o Fuji-san (como é conhecido carinhosamente pelos japoneses). Em resumo, o Fuji-san é a maior montanha, mais precisamente um vulcão semi-adormecido, do Japão com 3776 metros de altitude, e a temporada 'segura/turística' de escalada ocorre no verão, pois a maior parte descongelou até perto do topo. Para escalar é necessário um tênis apropriado, roupas de frio, corta vento, lanterna, etc. Os guias que você encontra também dão dicas do que fazer se o vulcão começar a entrar em erupção... o que te deixa bem tranquilo rs Na montanha existem algumas cabanas, onde é possível passar a noite caso não queira fazer todo o trajeto de uma só vez. Também, é possível ir de ônibus até parte do caminho: tudo isso transforma a escalada possí