Pular para o conteúdo principal

JAPÃO para TAIWAN: conclusão e expectativa

Pois é, foram quase 3 meses no Japão... como valeu tudo a pena!
Agora que já absorvi tudo que vivi, posso dizer minha nova impressão (não toda, mas parte dela).

O povo japonês é sim incrivelmente gentil, principalmente fora dos grandes centros onde as pessoas são mais ocupadas, mas ainda sim continuam sendo um dos povos mais gentis que conheci até agora.
Eles têm um apreço sem igual pela natureza, animais, insetos... tudo.

É visível o quanto se importam e agem de modo a proteger e melhorar. Algumas coisas chegam a ser um pouco ‘chatas’ para nós que não estamos acostumados: como ter que levar seu lixo até sua casa para jogar fora, pois eles não têm latas de lixo quaisquer espalhadas e sim somente lugares de reciclagem.
De igual modo o ambiente, em retorno, dá belas paisagens, rios etc.

Eles também são um povo alegre à sua maneira: muitos festivais acontecem o ano todo e é muito bonito ver a participação simples e significativa de cada um deles. Eles cultivam demais suas tradições.
O que dizer sobre a segurança no Japão... inacreditável!!!
As pessoas respeitam as outras, ninguém mexe com as coisas dos outros... sem medo de errar digo que a polícia trabalha mais para ajudar com informações e acidentes do que com qualquer outra coisa.

Claro que temos o lado ruim também: muitos japoneses são pessoas reprimidas... reprimidos sexualmente, reprimidos socialmente, reprimidos afetivamente etc.
Alguns japoneses que conheci nunca haviam abraçado na vida (!!), e mesmo sabendo que isso é da cultura deles, que falta que faz a troca de calor humano... e eles sem perceber sofrem com isso.
Muitos japoneses sofrem com solidão e outros se voltam para a pornografia, muitas vezes com temática infantil, e isso não parece ser saudável para eles.

Talvez isso seja reflexo do Japão imperialista violento e conquistador que existiu nos séculos passados... me parece que o governo japonês realmente mudou sua mente...

Eles não são tão tecnológicos quanto nós ocidentais pensamos... eles foram muito fora da curva sim lá pelos anos 90, e hoje já não é tão gritante. Nem Uber eles têm aqui. Claro que essa impressão é para os moradores do Japão: não estou falando de empresas etc.

Quanta coisa vivida, cultura, experiências, etc etc...
Enfim, definitivamente moraria por mais tempo no Japão e/ou voltaria: que país maravilhoso!!


...

E então... hora de ir para TAIWAN!
Minha impressão inicial antes de ir (pré-conceito?) é de um país chinês onde se tem muitas fábricas/manufaturas... basicamente isso!
Antes de conhecer alguns taiwaneses no Japão achava que Taiwan era China e fim: tudo igual.
Acredito que é muito diferente e é isso que vou descobrir em seguida!!

Muito obrigado a todos que acompanham!!

Instagram: @gavosantos
Email: gavosantos@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO TURÍSTICO: Jiufen e suas minas de ouro

Após toda aquela beleza de Hualien era hora dos momentos finais da minha experiência em Taiwan: A grande Taipei e a Cultural Jiufen. Começo por Jiufen: instalado em Taipei fiz uma day-trip para Jiuhen, que é uma cidade que se desenvolveu em volta às minas de ouro no meio da montanha. Teve grande desenvolvimento na época da colonização japonesa e até hoje é um importante ponto turístico de Taiwan. A cidade é linda de dia e de noite, com minas de ouro desabilitadas, tuneis, templos incríveis e etc. Deixo vocês com as fotos: Foi o local que inspirou a história de A Viagem de Chihiro, e é bacana ver a cidade se iluminando quando vai chegando a noite. Veja duas cenas do filme e imagens de Jiufen: Esse túnel fica no meio da cidade e é mega estreito, dando para o meio do nada do outro lado da cidade!! Foi aqui onde comprei minha Ocarina 'of time'! rs (nerd time) Vale muito a visita!! Email: gavosantos@gmail.com Instagram:

PONTO TURISTICO: Aquário de Nagoya

Um passeio não muito tradicional japonês apenas (possível encontrar aquários desses em vários lugares do mundo, mas o jeito como o japonês trata os animais e o respeito pelos ambientes é bastante especial. Show com os golfinhos: Show com as belugas: Aquários c/ peixes, pinguins, tartarugas e outras criaturas aquáticas: Até achei o Nemo durante a viagem!! Rs Valeu a pena o passeio! 😊 Instagram: @gavosantos Email: gavosantos@gmail.com

PONTO TURÍSTICO: Escalada no Monte Fuji

Escalar até o topo do Monte Fuji foi a coisa mais desafiadora que fiz no Japão (a segunda foi usar a privada de chão risos) . Após chegar em Odawara (vejam o outro post sobre Odawara) e me instalar no hostel, procurei por mais informações sobre o Fuji-san (como é conhecido carinhosamente pelos japoneses). Em resumo, o Fuji-san é a maior montanha, mais precisamente um vulcão semi-adormecido, do Japão com 3776 metros de altitude, e a temporada 'segura/turística' de escalada ocorre no verão, pois a maior parte descongelou até perto do topo. Para escalar é necessário um tênis apropriado, roupas de frio, corta vento, lanterna, etc. Os guias que você encontra também dão dicas do que fazer se o vulcão começar a entrar em erupção... o que te deixa bem tranquilo rs Na montanha existem algumas cabanas, onde é possível passar a noite caso não queira fazer todo o trajeto de uma só vez. Também, é possível ir de ônibus até parte do caminho: tudo isso transforma a escalada possí